Fechar busca

Digite o nome do produto

Digite o nome do produto e toque em Ir ou selecione um produto da lista.
R$ 0,00

Meu Carrinho

O diabetes, doença crônica caracterizada pela falta de insulina ou pela incapacidade de a insulina exercer as funções no metabolismo de maneira correta, é conhecida por muita gente, já que 6,9% da população possui a doença, mas, engana-se quem acha que os sintomas são apenas a sede excessiva ou a vontade de urinar diversas vezes, por exemplo. A doença pode manifestar-se de outras formas e é por isso que a nutricionista e consultora da Menu You, Nayara Macêdo, comenta nesse post outros sinais pouco conhecidos do diabetes.

 

Antes de começarmos, é importante dizer que os sintomas sozinhos não significam que a pessoa está com diabetes, por isso, é de suma importância a consulta médica. “De maneira geral, quadros frequentes de infecções, sede em excesso, fadiga e sonolência podem ser parecidos com outras doenças. Desta forma, é fundamental que a pessoa procure por um médico para que haja o diagnóstico correto”, explica Nayara.

 

Os sinais menos reconhecidos

 

Problemas para dormir? Ronco? Caspas? Dificuldade de escuta? Pode não parecer, mas esses são alguns dos sinais pouco conhecidos do diabetes. Por serem sintomas que estão presentes no dia a dia de alguns indivíduos, eles acabam passando desapercebidos ou são relacionados à outras causas pela própria pessoa. Por isso, fique atento aos sinais abaixo e em casos de dúvida, procure um médico.

 

Sono

 

No caso do sono, os níveis de glicemia no sangue acabam alterando a fisiologia, o que causa a insônia. Agora, quando o ronco aparece com frequência, é preciso atenção, pois ele pode indicar que a pessoa tem o princípio da doença.

 

Caspa

 

Já a caspa é o resultado do ressecamento do couro cabeludo por conta da desidratação da pele quando o indivíduo urina frequentemente, o que o faz perder muito liquido. “Ela pode ocorrer porque pessoas com diabetes costumam ter quadros de infecções e ou inflamações. Por esta razão é comum que haja os quadros de dermatite seborreica”, explica a nutricionista.

 

Problemas na audição

 

A dificuldade de escuta é decorrência da danificação dos nervos internos e dos vasos sanguíneos do ouvido causados pelo alto nível de açúcar. Por isso, a perda da audição pode ser um indicativo de que a pessoa está com diabetes.

 

Irritação na pele

 

Como resultado do alto índice de glicose no corpo, a pele tende a ressecar e coçar. Além da irritação, o diabetes pode influenciar também na cicatrização, o que faz com que as lesões passem por um processo lento para cicatrizar.

 

Dificuldades para andar

 

O diabetes pode prejudicar os nervos e causar dificuldades na mobilidade. Movimentos que antes eram fáceis de realizar, como levantar de um banco, podem tornar-se complicados para o indivíduo.

 

Além desses sinais, é preciso ficar atento a alguns outros também, tais como: dores de cabeça, formigamento, gengivas inflamadas, dificuldades em engolir, problemas de concentração e dificuldades na fala.

 

A consultora da Menu You explica que os sintomas podem aparecer em diferentes intensidades e que irá depender do estágio e quadro clínico de cada paciente. “Além disso, esses indícios podem manifestar-se juntos ou individualmente. Por isso, para que se tenha qualquer diagnóstico, é importante considerar não somente o quadro clínico, mas também os sintomas físicos e os exames laboratoriais”, diz.

 

Outro fator importante é que o diabetes pode agravar todos esses sinais. “A doença pode progredir também para lesões graves de pele com risco de amputação, problemas para a visão como a cegueira e complicações cardiovasculares”, destaca Nayara.

 

Hábitos saudáveis que podem ajudar

 

Para evitar a doença, a nutricionista sugere alguns hábitos para serem adotados no dia a dia. “Atividades físicas e hábitos alimentares saudáveis são fundamentais para a manutenção do peso”, destaca. Para isso, você pode contar com a linha de controle glicêmico da Menu You, além de outros pratos que possuem alto valor nutritivo e baixo valor calórico.

 

Gostou de saber os sinais pouco conhecidos do diabetes? Já sabia de alguns? Compartilhe conosco nos comentários!