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A temperatura começa a cair. O friozinho tem lá suas delícias, mas você sabe que, independentemente da situação de pandemia que hoje vivemos com a Covid-19, as temporadas de outono e inverno são caracterizadas pelo auge dos casos de gripes e resfriados. Mas, a boa notícia é que os alimentos que você escolhe comer ao longo do ano todo podem ajudar seu corpo nesse combate. Nesse post, a nutricionista e consultora da Menu You, Nayara Macêdo, dá dicas de alimentação para prevenir a gripe. Vamos lá?

 

Em primeiro lugar, vamos entender o que é a gripe e a relação da doença com a alimentação. A gripe é uma enfermidade causada por vírus, caracterizada por acarretar infecções que podem afetar os pulmões, nariz e garganta. Ao cuidar da alimentação, fortalecemos nosso sistema imunológico e, consequentemente, deixamos nosso organismo mais resistente ao vírus.

 

“O fortalecimento do sistema imunológico é favorecido pelo conjunto de hábitos construídos de maneira constante”, explica Nayara. “Alguns alimentos como cebola, alho, gengibre, frutas cítricas, vegetais de tom verde escuro, peixes, cereais integrais, castanhas, leguminosas, fontes de ômega 3, como pescados e azeites, estão entre os principais alimentos que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico”.

 

Os aliados na prevenção à gripe

 

A nutricionista ressalta que a manutenção de hábitos saudáveis regulares é o mais importante tanto para a prevenção quanto para a cura da doença. Além de trazer os alimentos mencionados acima para as refeições do dia a dia, devemos ficar atentos a outras importantes aliadas.

 

Uma delas é a vitamina C, que tem ação antioxidante (combate os radicais livres) e é importante para a atividade imunológica e sua ação nos processos inflamatórios. “Trata-se de um micronutriente importante, porém, deve-se ter atenção ao consumo em excesso”, alerta a nutricionista observando que, quando suplementada de forma exagerada, a vitamina C pode provocar dores de cabeça, dor abdominal, diarreia e cálculo renal. “É possível alcançar a recomendação diária apenas com alimentos fontes de vitamina C inseridos na rotina alimentar’, explica Nayara.

 

Outra grande aliada é a hidratação. Ao beber água, conseguimos manter a hidratação das mucosas, aliviar sintomas de dor e febre, por exemplo. Cuidar da hidratação também auxilia no transporte dos fluidos corporais e ação do sistema imunológico de combate ao vírus.

 

Alimentação na recuperação da gripe

 

Mesmo para quem acaba pegando gripe, é importante manter a atenção à alimentação, mesmo que a doença afete o apetite. “É fundamental manter adequada ingestão de líquidos e apostar nas sopas, sucos naturais, legumes e frutas para garantir o aporte recomendado de nutrientes e auxiliar no processo de recuperação”, destaca Nayara. A nutricionista também aconselha a ingestão de iogurtes e leites fermentados, que são importantes e atuam na microbiota intestinal, ativando células de defesa que colaboram para o fortalecimento do sistema imunológico.

 

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