Fechar busca

Digite o nome do produto

Digite o nome do produto e toque em Ir ou selecione um produto da lista.
R$ 0,00

Meu Carrinho

O passar dos anos traz também algumas mudanças significativas em relação à alimentação. Quais os principais cuidados com a alimentação do idoso? Se você é cuidador ou tem um idoso na família, é importante saber o que fazer e o que observar para deixá-lo bem alimentado e nutrido.

 

A nutricionista Nayara Macêdo, nossa consultora, levantou alguns pontos aos quais os cuidadores, os familiares e os próprios idosos devem prestar atenção.

 

Alterações fisiológicas e metabólicas

Pessoas idosas passam por alterações fisiológicas e metabólicas importantes. “Nesta fase, ocorrem alterações na composição corporal, caracterizada pela redução de massa magra e aumento da gordura. As deficiências nutricionais podem também ocorrer em função da ingestão de nutrientes abaixo das recomendações ideais ou por consequências de efeitos do próprio envelhecimento, muitas vezes associado ou não às doenças”, observa a nutricionista.

 

Nayara observa também que, com o passar dos anos, há alteração importante no apetite. Estas alterações podem ocorrer em função de diminuição das papilas gustativas. Trata-se de uma alteração fisiológica comum ao processo de envelhecimento ou decorrente de problemas de saúde e uso de medicamentos. É importante observar se o idoso não está adicionando mais açúcar ou sal à comida para realçar o sabor dos alimentos e, por conta disso, está ingerindo quantidades acima do recomendado de ambos.

 

Ingestão de nutrientes

Os cuidados com a ingestão de todos os nutrientes são indispensáveis tanto para um envelhecimento saudável, quanto para a manutenção do estado nutricional nesta fase da vida. “Ofertar ao idoso um adequado aporte de macronutrientes, vitaminas e minerais contribuirá para a manutenção energética, atuando de forma importante na prevenção ou tratamento de doenças existentes”, enfatiza Nayara.

 

Muitos familiares e cuidadores de idosos relatam que eles sempre comem a mesma coisa por hábito ou pela dificuldade de se cozinhar novos pratos. Então, é importante diversificar a oferta nessa fase, além de prestar atenção à consistência adequada do alimento para que o idoso possa mastigar ou deglutir facilmente. Cuidar da apresentação do prato para abrir o apetite também é importante. Afinal, um prato bonito e aromático desperta os sentidos e é muito mais interessante.

 

 

Hábitos alimentares

“De maneira geral, é importante conhecer os hábitos e preferências alimentares do idoso de modo que seja possível associar o seu perfil alimentar ao ideal para a sua condição física e necessidades nutricionais, assim como a sua condição de saúde”, explica Nayara.

 

Pessoas idosas acumulam hábitos alimentares ao longo dos anos, fazendo com que encontrem dificuldades quando necessitam de mudanças no padrão de consumo alimentar. É fundamental que sejam adotadas estratégias alimentares específicas, respeitando os hábitos culturais e preferências, para que se tenha êxito na conduta nutricional. 

 

As recomendações alimentares variam de acordo com as limitações do sistema digestivo (presença ou ausência de dentes, alergias, intolerâncias), o estado nutricional e necessidade de controle de nutrientes específicos, em função de alguma doença presente. 

 

Nesta fase, cabe destacar a importância da oferta adequada de proteínas para evitar quadros de sarcopenia (processo natural e progressivo de perda de massa muscular). Por outro lado, deve-se considerar também se há necessidade deste controle na eminência de alguma patologia que possa comprometer a função renal, já que a proteína depende dos rins diretamente para ser excretada. O acompanhamento de médicos e nutricionista é fundamental.

 

Todas as linhas da Menu You foram elaboradas para oferecer uma variedade de pratos com um rigoroso controle nutricional. São refeições que atendem de maneira equilibrada as recomendações nutricionais do idoso, seja ele saudável ou com necessidades de dietas de controle específico de nutrientes. Além de saborosas, aromáticas e bonitas.

 

Se você tem interesse nos cuidados com a alimentação do idoso e também busca praticidade para oferecer refeições equilibradas, nutritivas e saborosas, confira a linha sênior da Menu You. Deixamos também um convite: visite nosso estande no Longevidade, evento sobre longevidade e qualidade de vida que acontece de 29 de setembro a 1º de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo.