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Abril chegou e com ele vem o quê? A Páscoa! Aquele momento em que o chocolate está mais presente do que nunca no nosso dia a dia e a tentação por comer um docinho é muito maior. Se você já está pensando em como sobreviverá a esse período, nós temos boas notícias: é possível ter uma Páscoa saudável, mesmo com os chocolates. Quer saber como? Continue nos acompanhando que a nutricionista e consultora da Menu You, Nayara Macêdo, explicará quais as melhores maneiras para aproveitar esse momento da melhor forma.

 

Antes de tudo, é importante que a disciplina alimentar não fique de lado nesse período. “Os hábitos saudáveis precisam ser regulares e constantes, mesmo quando se trata de datas comemorativas”, alerta a nutricionista. Por isso, coma de forma consciente e nada de exageros! Agora que você já sabe o passo essencial para uma Páscoa saudável, vamos às outras maneiras.

 

Escolha por ovos de chocolate a base de cacau

 

Na hora de comprar os ovos de chocolate, escolha por versões que contenham 60% de cacau, pois são mais saudáveis comparados as demais opções. “Eles possuem baixo teor de açúcar é são ricos em polifenóis, um oxidante importante no combate ao colesterol e na inibição de processos anti-inflamatórios”, explica Nayara. Além disso, por terem redução de açúcar, os ovos de Páscoa a base de cacau são alternativas viáveis para aproveitar todos os benefícios e comê-los sem culpa.

 

Mas, se você é daqueles que não consegue consumir as versões acima de 60%, a nutricionista dá uma dica: “Consuma com moderação as versões tradicionais e não coma um ovo de chocolate inteiro, que tal compartilhá-lo com a família e amigos?”, diz.

 

Concilie os chocolates com as refeições

 

O consumo do chocolate varia de pessoa para pessoa. No entanto, a consultora da Menu You explica que, quem está seguindo alguma dieta, o ideal é que seja consumido pequenas porções e de preferência dos chocolates 70% de cacau.

 

Na hora de consumi-los é importante saborear cada pedaço, pois quanto mais rápido comer, mais chances você tem de exagerar. Além disso, nunca complemente ou substitua a refeição pelo chocolate, priorize sempre os seus horários de refeições e preze por alimentos saudáveis e nutritivos.

 

Passe longe dos chocolates brancos

 

Muitas pessoas costumam dizer que o chocolate branco não é saudável e elas estão certas. Ele não é a melhor opção quando o assunto é saúde. “A maioria é feita com manteiga de cacau, açúcar e leite, o que o deixa mais doce e com maior concentração de gorduras”, explica Nayara. Por isso, a composição não garante os benefícios do chocolate.

 

Não se engane com as versões que contêm avelã, castanhas e amêndoas

 

É comum achar que as versões que levam avelã, castanhas, amêndoas e outros, possam ser mais saudáveis, mas a nutricionista alerta que a presença delas não garante que o chocolate seja mais saudável. “Estamos falando de um alimento que em grande parte apresenta alto teor de açúcar, o que o torna menos saudável, mesmo acrescido de castanhas oleaginosas”, diz. Por isso, não se engane e mantenha o consumo adequado.

 

Exagerei com os chocolates e agora?

 

Se você não resistiu à tentação e comeu mais chocolate do que deveria, a nutricionista aconselha: “Se exagerou em um dia, mantenha o foco no dia seguinte e continue a rotina alimentar de forma saudável e sem sofrimentos ou culpa”, diz.

Para aqueles que não querem sair do foco, mas querem comer bem, Nayara indica a linha de porções da Menu You. “É possível aproveitar os pratos delicioso e saudáveis no tamanho ideal para toda a família”, diz.

 

Viu como é possível ter uma Páscoa saudável? Basta seguir as nossas dicas e ter um pouquinho de disciplina que dá para enfrentar a época mais doce do ano da melhor maneira. Mas, compartilhe conosco: como você passa essa época do ano? Consome muito chocolate ou consegue ter controle? Escreve nos comentários!