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Recebeu o diagnóstico de pré-diabetes? Calma, esse é um estado intermediário entre a condição saudável e o diabetes 2. Significa que você tem que se cuidar, tomando atitudes preventivas, mas há muitas chances de se manter saudável.

 

Vamos primeiro entender o que é o diabetes. Trata-se de uma doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo de transformar toda a glicose dos alimentos. O pré-diabetes corresponde a uma alteração do metabolismo dos hidratos de carbono. Nesses casos, os níveis de glicose no sangue são superiores ao normal, contudo, não são suficientes para a classificação como diabetes.

 

Um diagnóstico de pré-diabetes não deve ser motivo de desespero, mas precisa ser encarada como um sinal de alerta, pois significa que além de estar em risco elevado de desenvolver diabetes, também são maiores os riscos de doenças cardíacas e outras complicações médicas.

Segundo a nutricionista Nayara Macêdo, consultora Menu You, o pré-diabetes é comum em pessoas com obesidade ou histórico familiar. Essas últimas normalmente apresentam risco elevado para o desenvolvimento da doença.

 

Como atuar de maneira preventiva no pré-diabetes?

 

Uma vez que a pessoa recebe o diagnóstico de pré-diabetes, é preciso atuar de forma preventiva para minimizar riscos. Isso significa ter acompanhamento médico e nutricional para a manutenção do peso adequado, alimentação balanceada e atividade física.

 

Em relação à alimentação, ela deve ser avaliada de acordo com a necessidade e estado nutricional de cada um. “De modo geral, adotar boas escolhas alimentares, dando preferência para uma alimentação rica em fibras, legumes, frutas, verduras, cereais integrais e carnes magras e boas fontes de gorduras”, explica Nayara.

 

A alimentação adequada e a manutenção do peso ideal, assim como a prática de atividade física, contribuirão para a redução dos riscos. “Embora é de conhecimento que não se modifica a pré-disposição para o diabetes de causa genética, estudos comprovam que hábitos alimentares saudáveis e atividades físicas reduzem os riscos para evolução da doença”, destaca nutricionista.

 

A Menu You tem uma linha com o selo de controle glicêmico, com diferentes opções de pratos para quem precisa ou deseja uma dieta de baixo índice glicêmico.  Converse com seu médico e nutricionista. Pode ser uma boa opção para fazer a dieta de controle com rigor sem ter que se preocupar em cozinhar ou correr riscos com a alimentação fora de casa. É só escolher seus pratos favoritos, fazer seu pedido e receber no conforto da sua casa.