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Já ouviu falar muito em low carb, não é mesmo? Mas a rigor, o que isso quer dizer? Basicamente, uma proposta alimentar em que a quantidade de carboidrato é reduzida nas refeições. Frutas, legumes e verduras com baixo teor de carboidratos em sua composição, proteínas em suas versões integrais e boas fontes de gorduras vegetais (abacate, coco e castanhas, por exemplo), são as grandes estrelas da dieta no low carb.

 

Para quem serve o low carb?

Segundo a nutricionista Nayara Macêdo, consultora Menu You, a decisão de seguir uma dieta low carb deve ser compatível com a realidade de cada um. “O nutricionista irá avaliar qual a melhor abordagem e conduta alimentar a propor. Isso dependerá do estado nutricional de cada pessoa”, explica Nayara, salientando que essa não é uma prática alimentar indicada para crianças e adolescentes. Por estarem em fase de crescimento, a proposta é que eles tenham uma reeducação alimentar.

 

“Idosos também devem ter cuidado”, destaca a nutricionista. “É importante que a dieta, se proposta, seja bem planejada e executada para evitar variações indesejadas da composição corporal”.

 

De maneira geral, se bem planejada e executada, a dieta low carb não representa riscos à saúde. “Há diversos estudos que abordam os benefícios da dieta law carb para a saúde”, diz Nayara.

 

Alimentos comuns na dieta low carb

A nutricionista lista os alimentos mais consumidos em uma dieta low carb:

 

Tubérculos: batata-doce, inhame, mandioca, mandioquinha, cará.

 

Legumes e verduras: berinjela, abobrinha, cenoura, abóbora, chuchu, couve, brócolis, couve-flor, quiabo, acelga, escarola, alface, rúcula, agrião, acelga e repolho.

 

Grãos: arroz negro, quinua, amaranto.

 

Leguminosas: feijão, lentilha, grão-de-bico, feijão branco, moyashi e azuki.

 

Farelo ou farinha de quinua, amaranto, castanhas e sementes.

 

Pães e bolos caseiros feitos com farinhas low carb (coco,linhaça, farinhas de castanhas, psylium, berinjela ou maracujá) ou as farinhas e farelos descritos acima.

 

Frutas in natura: frutas vermelhas (morango, mirtilo, amora, framboesa), abacate, coco, maracujá, kiwi, maçã verde.

 

Frutas desidratadas com moderação.

 

Chocolate 70% cacau.

 

Nayara ressalta que qualquer dieta deve ser indicada e acompanhada por um profissional habilitado. “É importante respeitar as particularidades e necessidades de cada um no momento de definir qual a melhor opção de planejamento e conduta alimentar”, observa a nutricionista.

 

Se você segue uma dieta law carb ou tem interesse em seguir, mas não tem tempo para os preparos, a Menu You conta agora com uma linha de pratos low carb. Lá você encontra ótimas opções para abastecer seu congelador. É só escolher suas opções favoritas, receber na sua casa e esquentar na hora da refeição.