Fechar busca

Digite o nome do produto

Digite o nome do produto e toque em Ir ou selecione um produto da lista.
R$ 0,00

Meu Carrinho

Tem hipertensão? Você já deve saber que os cuidados com alimentação devem fazer parte da sua rotina. Já reduziu bastante o sal nas refeições? Ótimo, mas os cuidados envolvem outros aspectos que a nutricionista Nayara Macêdo, consultora da Menu You, vai explicar mais adiante.

 

Antes, vamos abordar rapidamente a hipertensão ou pressão alta. É uma doença crônica que tem como característica os níveis elevados de pressão sanguínea na artéria. Quando os valores das pressões máxima e mínima são, respectivamente, iguais ou superiores a 14 por 9, a pressão é alta e isso significa que o coração tem que fazer um esforço grande para bombear o sangue por todo o corpo adequadamente.

 

Quando o médico diagnostica um paciente com pressão alta, é preciso fazer um acompanhamento médico e nutricional para manter a qualidade de vida e evitar complicações decorrentes da hipertensão como acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

 

Em 90% dos casos de hipertensão, a doença é hereditária, mas há outros fatores que influenciam os níveis de pressão arterial como o fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, elevado consumo de sal, níveis altos de colesterol e falta de atividade física.

 

Como o hipertenso deve cuidar da alimentação?

A primeira coisa a ter em mente quando o assunto é hipertensão e alimentação é evitar o consumo de alimentos industrializados, dando preferência aos grãos, leguminosas, legumes, hortaliças, carnes magras e frutas. “Importante prestar atenção no consumo reduzido de sal de cozinha no preparo dos alimentos”, ressalta Nayara. Confira as demais dicas da nutricionista.

 

Consumo de sal

A recomendação de consumo de sal é de até 5g/dia, o que equivale a 2000 mg de sódio. Ou seja: não deve passar de uma colher de chá.

 

Rótulos

Além de fazer esse controle nos alimentos preparados em casa, a pessoa que tem pressão alta precisa ler atentamente os rótulos dos alimentos, pois mesmo aqueles que não têm sabor salgado levam sódio na composição.

 

 

Além do sal

Outros componentes merecem atenção especial do hipertenso: gorduras saturadas, açúcares e adoçantes à base de sacarina e climato de sódio.

 

Hábitos saudáveis

Além dos cuidados com a alimentação, é importante que o hipertenso faça atividades físicas, cuide do sono e elimine o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo. “A manutenção do peso é fundamental para que se consiga sucesso no tratamento da hipertensão”, destaca Nayara.

 

Para quem tem hipertensão e quer a facilidade de uma comida pronta em casa com todos os cuidados em relação ao sódio, a Menu You tem uma linha completa de controle de sódio. Um dos destaques da nossa cozinha, inclusive, é o uso do sal de ervas nos nossos preparos e as ervas frescas como tomilho, manjericão, alecrim, salsa, manjerona, orégano e sálvia, que tempera os alimentos sem elevar o teor de sódio. Deu água na boca? Confira nossa linha de controle de sódio, faça suas escolhas e aprecie sem preocupações. Lembre-se: faça sempre os check-ups recomendados pelo seu médico e converse sobre suas escolhas de alimentação com o nutricionista.