Fechar busca

Digite o nome do produto

Digite o nome do produto e toque em Ir ou selecione um produto da lista.
R$ 0,00

Meu Carrinho

Você sabia que a alimentação é uma aliada para evitar a hipertensão gestacional? A doença é comum em mulheres que ficam grávidas depois dos 35 anos e antes dos 18 anos. A hipertensão arterial na gestação também é recorrente em mulheres com hipertensão arterial sistêmica crônica, diabetes, lúpus, obesidade e na primeira gestação.

 

Entre os fatores que evitam a hipertensão arterial na gravidez está a alimentação balanceada. A nutricionista Nayara Macêdo, consultora da Menu You, explica quais são as práticas para evitar a doença e como a alimentação pode ser uma cúmplice no combate à hipertensão arterial gestacional.

 

Riscos e prevenção

A hipertensão arterial durante a gravidez é um risco não só para a mãe, mas também para o filho. A nutricionista Nayara Macêdo explica que, para a mulher, a doença pode induzir alterações metabólicas e vasculares a longo prazo, associadas ao aumento do risco cardiovascular. A gestante tem quatro vezes mais chances de desenvolver hipertensão arterial crônica e quase duas vezes mais riscos de doenças arterial coronariana, AVC e tromboembolismo venosos do que uma grávida que não apresenta a hipertensão arterial.

 

Para o bebê, os riscos são o baixo crescimento fetal, o desenvolvimento de aterosclerose precoce (acúmulo de gordura, cálcio e outras substâncias nas artérias, o que causa a obstrução do fluxo sanguíneo), além da síndrome da resistência à insulina.

 

As causas da hipertensão arterial na gestação podem ser externas, como emoções fortes e situações de estresse, ou provocadas por mudanças hormonais. O ideal é que a futura mamãe faça exercícios físicos e o acompanhamento médico.

 

Alimentação para evitar a hipertensão arterial na gravidez

Nos casos de hipertensão gestacional, as instruções médicas precisam ser seguidas com afinco. Além da dieta sob orientação médica, é recomendado que a mulher controle a ingestão de sal e de gordura, evite alimentos estimulantes, como café, chá preto, bebidas alcoólicas, chocolate, chimarrão, refrigerantes e energéticos.

 

Os grandes amigos durante a gravidez são os alimentos ricos em ácido fólico, como feijão, lentilha, brócolis, beterraba, entre outros. O nutriente atua na multiplicação celular e na formação da hemoglobina.

 

Para ajudar as mamães

As futuras mães que precisam de conforto e uma alimentação balanceada podem contar com as refeições com controle de sódio da Menu You. Os pratos podem ser escolhidos no site da Menu You e em poucos dias chegam em casa.

 

A hipertensão arterial na gestação é um assunto sério e que exige cuidados. Planeje a alimentação e siga as instruções médicas.