Fechar busca

Digite o nome do produto

Digite o nome do produto e toque em Ir ou selecione um produto da lista.
R$ 0,00

Meu Carrinho

Frete grátis acima de R$ 300,00

 

Você precisa fazer uma dieta restritiva e acha que cortar da alimentação o principal ingrediente que faz mal à sua saúde é suficiente? Saiba que é preciso prestar muito mais atenção à elaboração das suas refeições. Se é diabético, não adianta apenas cortar açúcar. Se tem hipertensão, eliminar o sal e descuidar de outros detalhes também pode trazer complicações.

 

Na concepção das linhas da Menu You, a Assessoria e Consultoria Salutem Nutrição, pensou na saúde das pessoas que precisam seguir dietas restritivas como um todo. Dessa forma, toda a escolha de ingredientes e combinação dos pratos levam em consideração as necessidades nutricionais do indivíduo e todos os aspectos que precisam ser controlados na dieta que ele precisa seguir. A nutricionista Nayara Macêdo, nossa consultora, fala sobre os principais cuidados tomados em cada linha Menu You. 

 

Dieta de controle glicêmico

“O controle isolado de redução do açúcar não é suficiente, uma vez que o controle glicêmico está relacionado aos diferentes tipos de carboidratos", observa Nayara. Vale lembrar que a sacarose presente no açúcar, é um tipo de carboidrato e que existe em diferentes tipos de carboidratos, que não estão presentes só nas massas, pães e bolos, mas também nas frutas e em alguns legumes. Dessa forma, a linha de controle glicêmico da Menu You aposta em carnes magras, vegetais de baixo índice glicêmico como a batata-doce, arroz integral e leguminosas como ervilha, feijão e feijão branco. Nas opções doces, o açúcar é substituído por adoçantes à base de estevia.

 

Nayara ressalta que é importante considerar que o equilíbrio nutricional por meio de uma alimentação balanceada tratará de maneira adequada os casos de hiperglicemia, evitando complicações sistêmicas importantes que poderão ser decorrentes dos níveis elevados de açúcar no sangue, como problemas de pele, olhos, sistema renal e cardiovascular.

 

Dieta de controle de sódio

Comer com pouco ou nada de sal basta para quem precisa seguir uma dieta de controle de sódio? A resposta é: não. É preciso ler os rótulos e considerar que o sódio está presente na composição natural de muitos alimentos, em temperos industrializados e em alimentos processados. Por ressaltar o sabor e ainda ter função conservante de ampliação de validade dos alimentos, o sal é bastante usado pela indústria alimentícia. O consumo excessivo de sódio é um dos principais fatores de risco para a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e a doenças associadas como: acidente vascular cerebral, cardiopatias e doenças renais.

 

O recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), lembra Nayara, é a ingestão inferior a 5g de sal ou 2g de sódio por dia. Para pessoas com risco, o consumo de sal deve ser ainda menor, não ultrapassando 2g por dia. “É fundamental evitar o consumo de produtos industrializados/processados, dando preferência para os alimentos in natura, especialmente os que tenham redução do sal de adição em sua composição”. As escolhas da Menu You para a linha de controle de sódio seguem essa premissa, além da substituição do sal pelo sal de ervas, uma receita que combina ervas desidratadas como alecrim, orégano, salsinha e quantidade reduzida de sal, para conferir um tempero mais saudável aos alimentos.

 

Se você tem dificuldades em reduzir o sal na sua alimentação, recomendamos a leitura desse post, em que nossas nutricionistas dão algumas dicas para adquirir esse novo hábito alimentar.

 

Dieta de controle de gorduras saturadas

Gorduras saturadas estão presentes em alimentos de origem animal, frituras, produtos industrializados, embutidos e alguns óleos de origem vegetal. O consumo elevado está associado a problemas de saúde como obesidade, dislipidemias, diabetes, doenças cardiovasculares e diversos tipos de câncer. ”É importante dar preferência a carnes magras, consumo de fibras, grãos e cereais integrais, legumes, frutas, verduras e fontes de ômega 3-6, presente em pescados, azeites, sementes e castanhas”, explica Nayara. Nossa linha de controle de gorduras saturadas segue esses princípios.

 

Controle de proteínas

As proteínas são os componentes principais das células e são encontradas em fontes animais (carne, peixe, ovos e produtos lácteos), além de grãos, frutas, vegetais e nozes. Há também suplementos nutricionais específicos. O consumo elevado de proteínas está associado a problemas de saúde como osteoporose, comprometimento da função renal, hipertensão, problemas hepáticos e complicações decorrentes do diabetes tipo 2.  O consumo elevado também pode aumentar os níveis de ácido úrico, podendo levar ao desenvolvimento de artropatia inflamatória (artrite gotosa). 

 

O consumo diário ideal de proteína varia de pessoa para pessoa já que é calculado de acordo com o peso. Uma dieta equilibrada deve contar com 1,2 a 2 g por quilo da pessoa/dia. A redução desse macronutriente é recomendada em situações em que há diagnóstico ou risco para o desenvolvimento de patologias associadas ao consumo elevado de fontes proteicas.

 

A linha de controle de proteínas tem pratos rigorosamente preparados para quem precisa seguir uma dieta diária de controle proteico. Temos diversas opções que atendem a quem precisa fazer dieta diária de 70g, 60g, 50g, 40g e 30g de proteínas.

 

Controle de potássio

O potássio, nutriente importante para o equilíbrio bioquímico e fisiológico do corpo, é encontrado em frutas, legumes e hortaliças. No entanto, em concentrações elevadas, pode causar complicações renais. “A redução do potássio na dieta se faz por meio de fontes de alimentos com menor teor de potássio em sua composição, assim como a utilização de técnicas de preparo cuja finalidade é reduzir a quantidade de potássio destes alimentos”, explica Nayara. Conheça a linha de controle de potássio da Menu You.

 

A primeira recomendação para quem precisa seguir uma dieta restritiva é consultar um médico e um nutricionista para traçar um plano alimentar que leve em consideração os múltiplos aspectos das patologias. Feito isso, quem deseja praticidade e rigor nos preparos, vale a pena conhecer melhor as linhas da Menu You.