Fechar busca

Digite o nome do produto

Digite o nome do produto e toque em Ir ou selecione um produto da lista.
R$ 0,00

Meu Carrinho

Quem tem diabetes precisa mudar o estilo de vida porque algumas complicações podem se desenvolver a partir daí. Hipertensão arterial e doença cardiovascular são comuns, mas tem sido frequente também a associação à doença renal crônica. Nesse post, a nutricionista Nayara Macêdo, consultora Menu You, nos ajuda a entender a relação entre a diabetes e a doença renal crônica. Acompanhe!

 

Resumidamente, explica nossa nutricionista, o diabetes altera todo o processo circulatório, lesando pequenos vasos sanguíneos do organismo.  Dessa forma, todos os órgãos que dependem do processo circulatório são prejudicados, inclusive os rins, que se tornam incapazes de cumprir a função de filtrar o sangue adequadamente quando seus vasos sanguíneos são lesados. Daí a associação entre o diabetes e doença renal que, nesses casos, é conhecida como nefropatia diabética.

 

Como o diabético pode prevenir o desenvolvimento da doença renal crônica?

 

“Para que se possa prevenir complicações renais em situação de diabetes, é importante manter hábitos saudáveis”, ressalta Nayara. Isso se faz, de acordo com a nutricionista, com o bom controle da glicemia por meio de uma alimentação de controle do consumo de carboidratos e controle da pressão arterial.

 

Para quem já foi diagnosticado com a nefropatia diabética, a dieta de controle de carboidratos e de proteínas é fundamental. Leia mais sobre a dieta de controle glicêmico e dieta de controle de proteínas.

 

É importante destacar que a doença renal crônica associada ao diabetes, costuma se manifestar de forma gradativa e assintomática e pode evoluir para a perda de função renal e a necessidade de tratamento com diálise ou transplante, limitando a qualidade de vida da pessoa. É fundamental que o diabético tenha acompanhamento médico e nutricional para identificar a nefropatia diabética em seus estágios iniciais e possa agir em relação a isso.

 

Em relação à alimentação, os cuidados com o que se come dentro e fora de casa é fundamental. Uma vez que a doença tem relação com o processo circulatório, a linha de controle de sódio e de controle glicêmico da Menu You contribuem para que se possa garantir o consumo adequado destes componentes, auxiliando na manutenção da glicemia e controle da ingestão do sódio.

 

Para quem já apresenta a doença renal crônica, a linha de controle de proteínas, conforme orientação médica e nutricional, também é indicada.

 

Em todos os casos, você recebe em casa uma alimentação saudável e preparada com todo o cuidado que você merece. É só escolher seus pratos favoritos e receber confortavelmente na sua casa. Na hora da refeição, basta esquentar.