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Provavelmente você deve estar cansado de ouvir o quão importante é a hidratação, mas você sabia que ela é ainda mais importante para os idosos? Por conta do envelhecimento, o corpo passa por diversas mudanças fisiológicas que comprometem o equilíbrio hídrico, o que pode causar riscos de desidratação em pessoas da terceira idade, além de outros problemas de saúde. No entanto, com alguns cuidados, é possível evitar essas complicações. 

 

A nutricionista Nayara Macêdo, consultora da Menu You, explica que, com o envelhecimento, a vontade de beber água tende a reduzir. “O mecanismo de absorção de água sofre alterações e passa a não ser tão eficaz com a idade. Outro fator importante é que o reflexo da sede reduz, diminuindo consequentemente o consumo por vontade própria”, diz. Além desse fator, a falta de líquidos no corpo pode causar infecções urinárias, insuficiência renal, hipertermia em condições de temperaturas elevadas, dores de cabeça, confusão e delírio.

 

O uso de remédios também pode colaborar com a desidratação em idosos. “Alguns medicamentos, como os diuréticos, poderão levar o idoso ao aumento da frequência urinária”, explica Nayara. Ela complementa ainda que os medicamentos que têm como efeito quadros de diarreia também podem contribuir para uma maior perda de água corporal.

 

Quantos litros de água por dia são necessários?

 

A recomendação de ingestão de líquidos é feita individualmente para cada pessoa. A quantidade é calculada pela fórmula ml por kg de peso corporal. “É importante destacar que é preciso entender o histórico clínico e de saúde do paciente para que, assim, possamos definir a recomendação ideal”, ressalta a nutricionista. No entanto, de modo geral, a ingestão hídrica diária recomendada é de 1 ml/kcal ou 30 ml/kg.

 

Quais as atitudes necessárias para evitar a desidratação em idosos?

 

O primeiro passo é incentivar os idosos a beberem mais líquidos, entretanto a consultora alerta que a perda da autonomia física e mental que acompanha o envelhecimento pode reduzir a capacidade de beber. “Uma boa opção é utilizar frutas e especiarias para garantir um leve sabor na água tornando-a mais atrativa. Sucos e chás, assim como frutas ricas em água, também podem ser oferecidos para complementar a oferta de líquidos”, destaca Nayara.

 

Linhas da Menu You que podem ajudar na hidratação

 

A deliciosa linha de sopas da Menu You com opções de creme, pedaços ou vegetarianas pode ser uma ótima opção para os idosos, já que colabora indiretamente com um percentual de água proveniente da alimentação.

Formas de evitar a desidratação em idosos é o que não falta, mas e você? Como faz para hidratar-se? Compartilhe conosco nos comentários.