Fechar busca

Digite o nome do produto

Digite o nome do produto e toque em Ir ou selecione um produto da lista.
R$ 0,00

Meu Carrinho

Frete grátis acima de R$ 300,00

Em algum momento você já sentiu o seu corpo inchado? Apostamos que sim! O que é normal em algumas situações. No entanto, muitas das vezes as pessoas relacionam essa sensação a retenção de líquidos, o que não está errado, mas há um outro fator em especial que também pode provocar esse inchaço e é sobre ele que vamos falar.

Conhecido como um grande vilão, o sódio não provoca apenas doenças crônicas, ele também é um dos causadores do inchaço do corpo. Se você não sabia, pode ficar tranquilo que a nutricionista e consultora da Menu You, Nayara Macedo, dará agora mais detalhes sobre o assunto.

 

Os principais causadores

 

Dentre os principais causadores do inchaço, está o consumo elevado do sal, como já alertarmos. Mas, a nutricionista alerta para outras causas. “Alterações do sistema cardiovascular, uso de medicamentos, alergias, longos períodos sentados, doenças cardíacas, doenças renais e problemas na tireoide também são comuns”, ressalta a consultora da Menu You.

 

Como acontece o inchaço

 

O inchaço se dá quando os líquidos saem dos vasos sanguíneos e ficam abaixo da pele. Ele pode manifestar-se visualmente tanto no corpo inteiro como também em algumas partes, como pés e mãos. No entanto, o aparecimento varia de pessoa para a pessoa.

 

Quais os problemas causados

 

Além do incômodo, o inchaço pode causar outros problemas para a saúde. No entanto, apenas um diagnóstico médico poderá dizer com clareza. “As complicações irão depender do que se trata a causa que está acarretando o inchaço”, explica a nutricionista.

 

Alimentos que são os grandes vilões

 

Há muitos alimentos que agravam o problema, entre eles o sal, como já citamos, a ingestão de alimentos industrializados, como temperos prontos, salgadinhos, fast-food e muitos outros que possuem grande quantidade de sódio. “Doces, embutidos, enlatados, frituras e bebidas alcoólicas também entram na lista”, alerta Nayara.

 

O que fazer para evitar o inchaço

 

Reduzir o consumo de sódio já é uma boa prática para diminuir o inchaço. “Evitar o consumo de alimentos industrializados, em grande parte com composição demasiada de sódio, já colaboram para desinchar o corpo”, explica a nutricionista. Além disso, a diminuição de alimentos refinados e doces também é recomendado.

 

Hábitos saudáveis para adquirir

 

Além da prática de exercícios que são fundamentais para vencer o sedentarismo e evitar a retenção, uma boa alimentação também ajuda no processo de desinchaço do corpo. “Melancia, melão, limão, berinjela, cenoura, água de coco e pera são alguns dos alimentos que colaboram nesse processo”, explica a nutricionista, que também dá outra dica. “Chás com propriedades diuréticas, como hibisco, dente de leão, mate, cavalinha também são recomendados”.

E se você deseja algo prático, conte com a linha de controle de sódio da Menu You. “Os pratos são produzidos com alimentos naturais, o que é ótimo para quem quer controlar o sódio e o inchaço corporal”, destaca Nayara.

E você? Está com o corpo inchado? Já sabia do sódio como causador? Compartilhe conosco!