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Logo que o clima começa a ficar mais fresco, a vontade de comer aumenta. Existe uma explicação fisiológica para isso: nossa temperatura corporal, que gira em torno dos 36,5º C, costuma cair 1ºC nos dias mais gelados e, para compensar, o organismo emite um sinal: fome. Comer é um ato instintivo para se aquecer. Como então se alimentar bem no inverno resistindo às tentações da estação, que são muitas?

 

A nutricionista e consultora da Menu You, Alessandra Paula Nunes conta que muitas pessoas costumam aumentar em média de um a três quilos no inverno por conta desse fator. Para manter o equilíbrio, ela dá algumas dicas:

 

Agasalhe-se

Nos dias de frio, é importante agasalhar-se e manter os ambientes bem aquecidos para não sentir tanto a queda de temperatura corporal e ter vontade de comer tudo o que vir pela frente para reequilibrá-la.

 

Bebidas quentes

Outra dica da nossa nutricionista é ter sempre um chá quentinho por perto, pois a bebida também ajudará a manter a temperatura corporal. Mas atenção: nada de abusar do açúcar. Se não conseguir abrir mão do sabor mais adocicado da bebida, opte pelo mel e adoçantes à base de estevia. Dê preferência aos chás preparados com ervas frescas.

 

Sopa, uma grande aliada

No inverno, temos menos vontade de comer saladas, pois é um prato frio. O fato é que ao rejeitarmos as verduras e legumes, diminuímos a ingestão de fibras, responsáveis pela absorção de gorduras. Isso leva ao aumento de peso. A recomendação é que as hortaliças sejam ingeridas, então, cozidas, em preparos quentes. A sopa é uma excelente opção para manter o equilíbrio. Aqui também é importante que elas sejam preparadas à base de vegetais e sem ingredientes gordurosos. A Menu You tem uma linha deliciosa de sopas em creme e em pedaços que seguem esses princípios e são perfeitas para ter em casa nesses dias mais frios. Confira aqui.

 

Festas juninas: aproveite com moderação

Além de tudo, marcando a chegada do inverno ainda tem as festas juninas, cheias de pratos típicos que são verdadeiras tentações gordurosas e açucaradas. Como desfrutar sem dramas? “O que prejudica uma dieta é a regra, não a exceção”, lembra Alessandra. Isso significa que, se ao longo da semana a alimentação foi equilibrada, por que não aproveitar as delícias juninas com moderação no final de semana?

 

Você tem dificuldades para se alimentar bem no inverno? O que é mais difícil para você? Compartilhe conosco nos comentários.