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O peixe é um alimento importante para manter uma alimentação balanceada, ele é nutritivo, rico em ômega-3, pode ser preparado de diversas formas, combinado com diferentes temperos, além de existir uma gama de espécies com suas características e sabores próprios. A nutricionista e consultora da Menu You, Nayara Macêdo, explica os benefícios do alimento e como incluir o peixe nas refeições durante todo o ano.

 

Quais os nutrientes?

 

Além de ter diversas formas preparo, o peixe é rico em proteínas e nutrientes como vitaminas A, D, E e K, fósforo, ferro, cobre, selênio, iodo, ácidos graxos poliinsaturados, além do diferencial: o ômega-3, importante para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial, diabetes, cânceres e doenças respiratórias.

 

Mas atenção! Pessoas com ácido úrico alto e alérgicas a pescados não podem consumir o alimento!

 

Como escolher o peixe?

 

Não são todos os peixes que possuem os mesmos teores nutricionais. A nutricionista Nayara Macêdo dá a dica de como escolher: “Alguns peixes como salmão, atum e a sardinha apresentam altos teores de ácidos graxos poliinsaturados e ômega-3. Outros peixes como truta, arenque, tilápia e dourado também são ótimas opções nutritivas!”.


Para quem pratica atividades físicas: inclua a tilápia na alimentação. O peixe contém nutrientes presentes em suplementos, como a taurina, importante antioxidante que auxilia na regulação do colesterol; a creatina, que ajuda na recuperação da hipertrofia muscular.

 

Atente-se também na hora de escolher o produto, observe alguns aspectos como cor, cheiro e se o peixe está sendo conservado adequadamente.

 

Como consumir?

 

Para uma alimentação balanceada, o indicado é que o peixe seja consumido no mínimo duas vezes por semana, em porções de em média 140 gramas. O alimento pode ser preparado cru, com a manipulação dentro das normas sanitárias, assado ou cozido. Evite o consumo do peixe frito.

 

Para manter o alimento como parte das refeições, acompanhe a sazonalidade das espécies de peixe para não pesar no bolso.

 

Como inserir o peixe nas refeições em época de isolamento?

 

Por conta do confinamento o qual estamos enfrentando, não é uma boa ideia passar um longo período fora de casa para escolher o peixe e comprar os ingredientes do prato.

 

Entretanto, a Menu You pode ajudar você a saborear um delicioso peixe sem precisar sair de casa! Basta entrar no site da Menu You, selecionar o prato de sua preferência e em pouco tempo você receberá na sua casa.

 

Aceita uma dica? Escolha a Tilápia ao Leite de Coco. Ela é de dar água na boca!

 

Não se esqueça, em época de isolamento social é importante que você fique saudável. Com essas dicas fica mais fácil manter a alimentação balanceada e incluir o peixe nas refeições.