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A batata-doce está em alta. Virou a queridinha da turma da alimentação saudável e das dietas fit. Afinal, qual o motivo do sucesso desse ingrediente?

 

Perguntamos à nossa consultora, a nutricionista Nayara Macêdo. “Além de ser um alimento com baixo índice glicêmico, a batata-doce é rica em fibras, o que ajuda a reduzir a absorção de gorduras e açúcares, auxiliando no controle do colesterol e diabetes”, desatacou. Já são várias vantagens, não é mesmo?

 

Mas tem mais vantagens: a batata-doce também possui alto teor de vitamina A, vitamina C, vitamina E e vitaminas do complexo B, nutrientes essenciais para a pele e formação do colágeno.

 

Há algumas variedades de batata-doce no mercado, cada uma com alguns benefícios peculiares. A batata-roxa, por exemplo, possui elevadas quantidades de antocianinas (pigmento natural que dá coloração roxa aos alimentos), que tem ação antioxidante, ou seja, neutralizam os radicais livres formados no organismo, atrapalhando o funcionamento normal e causando diversos problemas.

 

Batata-doce e a turma da ginástica

A batata-doce é uma excelente aliada de quem, além de seguir uma dieta balanceada, pratica exercícios físicos. “O carboidrato presente na batata doce é absorvido de forma lenta pelo organismo, favorecendo a liberação gradativa de energia durante o período do treino. Trata-se de um alimento rico em potássio, importante para a prevenção de câimbras”, explica Nayara.

Alguma contraindicação para o consumo da batata-doce? De acordo com a nossa consultora, a restrição pode ocorrer em casos de intolerância ou alergias.

 

Batata-doce, um ingrediente versátil

Há várias formas de incluir a batata-doce nas refeições. Trata-se de um ingrediente bastante versátil. Para manter uma alimentação balanceada, é importante consumi-la com moderação e dar preferência aos preparos que levam a batata-doce assada ou cozida.

 

No preparado de escondidinhos, com purê, chips assados ou simplesmente assada e acompanhada de ingrediente como canela, noz-moscada e mel, é uma excelente substituta para o pão no café da manhã. Uma sugestão é o consumo com a casca, que é muito nutritiva, rica em fibras, que tem como um dos principais benefícios o aumento da sensação de saciedade. É ainda uma excelente opção para o pré-treino, pois oferece carboidrato de lenta absorção, garantindo energia durante todo o treino e ajudando na hipertrofia muscular.

 

A batata-doce é um ingrediente bastante utilizado na composição de pratos da Menu You, como a tilápia o molho de ervas, berinjela e pimentão ao forno e purê de batata-doce, o salmão grelhado com especiarias, ervilha-torta e batata-doce e o hambúrguer de frango, ratatouille e batata-doce cozida. São muitas opções deliciosas e saudáveis com batata-doce entre nossos produtos. Escolha seus favoritos e receba em sua casa. É só descongelar e consumir.