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O verão chegou! É hora de aproveitar as férias com a família, curtir o descanso e, claro, redobrar o cuidado com a alimentação.

Sabe por quê? Esse período é caracterizado pelas altas temperaturas, o que consequentemente faz com que percamos água, minerais e vitaminas, mas tomando alguns cuidados práticos com a alimentação no verão, você consegue aproveitar essa época do ano da melhor forma possível.

 

Para começar, a nutricionista e consultora da Menu You, Nayara Macêdo, explica a importância da boa alimentação em dias quentes. “Quando estamos expostos ao sol, aceleramos nosso processo de envelhecimento, mas através da alimentação é possível garantir diversos benefícios para a saúde”, diz. Para obtê-los, basta seguir as dicas alimentares da nossa nutricionista.

 

Opte por alimentos leves

 

Na hora da refeição, Nayara recomenda a ingestão de alimentos como frutas, sucos naturais, legumes e carboidratos complexos. “Em dias mais quentes, é importante priorizar o consumo de alimentos mais leves e aqueles com elevado teor de água em sua composição”, diz. A nutricionista alerta também sobre a redução do consumo de gordura, mas explica que boas fontes dela podem ser encontradas em peixes, castanhas, abacates e azeite. Evitando dessa maneira alimentos gordurosos, como frituras, refrigerantes e bebidas industrializadas.

 

Invista na hidratação

 

Uma boa alimentação no verão é essencial, mas também é importante não se esquecer da água para a hidratação do corpo.“Com a calor, o nosso organismo transpira de maneira intensa e este processo nos deixa em alerta para o consumo de líquidos”, explica a nutricionista. Caso você tenha dificuldades na ingestão de água, a dica é aproveitar as frutas que possuem maior concentração de água em sua composição, como melão, melancia e abacaxi.

 

Preste atenção ao consumo de sódio

 

No verão, é normal que haja uma retenção de líquido, por isso é importante prestar atenção ao consumo do sódio. “A retenção acontece devido ao fato que o organismo, estrategicamente, busca garantir a hidratação do corpo, o que altera o volume plasmático e aumenta a retenção de sódio no verão”, diz a nutricionista. Por essa razão, é de suma importância que haja o cuidado, pois o consumo demasiado de sódio pode acarretar um aumento de pressão arterial.

 

Para ajudar você a ter uma boa alimentação no verão, a Menu You conta com diversos pratos que, além de nutritivos, são caracterizados pela redução de gorduras, controle de sódio, entre outros benefícios As refeições da Menu You são ótimas opções para essa época do ano. Mas, compartilhe conosco: como é a sua alimentação no verão?