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Férias é sinônimo de tempo livre para aproveitar as delícias da vida que ficam em segundo plano quando a maior parte do tempo é dedicada ao trabalho ou aos estudos (ou a ambos). Uma das ciladas de sair da rotina é o exagero e a falta de limites com coisas que são importantes para a saúde, como atenção ao que comemos. Como manter uma alimentação balanceada nas férias? Os desafios são inúmeros e a nutricionista Nayara Macêdo, consultora Menu You, dá dicas para que você aproveite sem prejudicar a dieta saudável.

 

A combinação de tempo livre com tentações gastronômicas nas férias merece atenção. O fácil acesso à geladeira para quem vai relaxar em casa e a vontade de sair provando as especialidades locais para quem vai viajar costumam ser grandes algozes de uma alimentação balanceada. A balança acusa os exageros tão logo a pessoa volta à rotina. “É importante buscar o equilíbrio e evitar excessos”, aconselha Nayara. “Uma alternativa é escolher uma das refeições do dia para aproveitar a gastronomia local e não abrir mão da atividade física, mesmo em período de férias. Com equilíbrio é possível administrar sem que se tenha alteração de peso no período”.

 

Melhores escolhas alimentares em viagens

 

Em viagens, a nutricionista observa que as escolhas vão depender do objetivo do plano alimentar de cada um. “A ideia é manter o equilíbrio entre preferências alimentares, mas sempre priorizando o consumo de “comida de verdade”, que são as preparações com menor presença de industrializados e processados em sua composição”. Isso significa que é possível equilibrar o prazer e bons hábitos na alimentação, sem deixar de aproveitar a gastronomia local.

 

Vale a pena pesquisar um pouco sobre a gastronomia local e ler resenhas sobre os restaurantes e lanchonetes antes de arrumar as malas.

 

Para quem vai ficar na própria cidade para curtir o período de descanso a recomendação é a mesma: nas refeições fora de casa, dê preferência sempre a lugares que trabalham com comida de verdade, busque não sair totalmente da rotina de hábitos alimentares saudáveis, faça escolhas conscientes e não abra mão das atividades físicas.


Faça as malas...e a lancheira

 

Quando tiver passeios programados e não souber muito bem que tipo de alimentação encontrará pela frente ou for um lugar longe do comércio e você poderá ficar muito tempo sem comer, prepare uma lancheira com opções saudáveis. As dicas da nossa nutricionista são frutas, iogurtes, snacks saudáveis (assados, de preferência), barrinhas de cereais integrais e mix de castanhas com frutas secas.

 

Para quem quer opções práticas para ter na lancheira, a Menu You tem linhas com várias opções de bolos, snacks e biscoitos. Acesse nosso site, escolha seus favoritos e receba em casa.