Engana-se quem pensa que em uma dieta para diabéticos basta ser vigilante ao açúcar, o principal vilão. Há muitos inimigos ocultos para quem precisa fazer uma dieta de controle glicêmico. Com a ajuda da nutricionista Nayara Macêdo, consultora Menu You, preparamos uma lista de inimigos ocultos para quem tem diabetes. Acompanhe e preste atenção aos alimentos que consome em seu dia a dia! Será que eles podem prejudicar a sua saúde?
Carboidratos
No processo de digestão, os carboidratos são transformados em glicose e entram na corrente sanguínea. Alimentos preparados com farinha branca, pães, massas e produtos industrializados como bebidas, biscoitos e bolos devem ser evitados. Dê preferência aos alimentos preparados com farinhas integrais e outros tipos de farinhas como a de amêndoas.
Frutas e legumes
Frutas e legumes são alimentos naturais e devem ser consumidos à vontade, certo? Errado! É preciso ter muita atenção às porções e fazer boas escolhas. Algumas frutas, como manga, banana e caqui, e legumes, como a batata-inglesa, têm altos índices glicêmicos e é preciso consumi-los com muita moderação. Dê preferência a frutas de baixo índice glicêmico como maçã, pera e morango.
Laranja e tangerina têm médico índice glicêmico, mas o ideal é consumir a fruta e não preparar sucos, para aproveitar as fibras.
Produtos diet
Os produtos diet disponíveis no mercado são, geralmente, elaborados com farinhas refinadas e elevado teor de sódio e gordura. Dê preferência aos alimentos naturais, em quantidades ideais para a sua dieta de controle glicêmico.
Se você tem diabetes, é importante fazer um acompanhamento com um médico e nutricionista, que vão orientar a sua dieta, fazer as melhores indicações e determinar as quantidades ideais de cada alimento para que você tenha qualidade de vida. Para ganhar mais praticidade no seu dia a dia e ter certeza de que a elaboração das refeições segue as recomendações de uma dieta de controle glicêmico, conheça a linha da Menu You.